Metodologia Ativa na Indústria Farmacêutica: simulações imersivas
A educação médica tradicional, com suas aulas expositivas e estudo teórico, desempenha um papel fundamental na formação dos profissionais de saúde. No entanto, reconhece-se cada vez mais a importância de complementar essa base teórica com experiências práticas e imersivas que preparem os profissionais para os desafios do mundo real. É nesse contexto que a metodologia ativa, com suas diversas ferramentas, incluindo as simulações com atores reais, se destaca como uma aliada poderosa para aprimorar o treinamento médico.
O que são simulações com atores reais?
As simulações com atores reais são uma técnica de ensino que utiliza atores profissionais para simular pacientes em diferentes cenários clínicos. Essa abordagem permite que os profissionais de saúde pratiquem suas habilidades de comunicação, diagnóstico e tratamento em um ambiente seguro e controlado, antes de lidar com pacientes reais.Os atores são treinados para interpretar diferentes perfis de pacientes, com suas respectivas queixas, histórico médico e características psicossociais. As simulações podem ser adaptadas para diferentes especialidades médicas, níveis de complexidade e objetivos de aprendizado, proporcionando uma experiência de aprendizado rica e personalizada.
Benefícios das simulações imersivas com atores reais
As simulações imersivas com atores reais oferecem uma série de benefícios para o treinamento médico, complementando e aprofundando o aprendizado obtido na educação médica tradicional:
- Aprendizado prático e contextualizado: As simulações permitem que os profissionais apliquem seus conhecimentos teóricos em situações clínicas realistas, consolidando o aprendizado e desenvolvendo habilidades práticas.
- Retenção de conhecimento: A experiência imersiva e interativa das simulações aumenta a retenção de conhecimento, pois os profissionais aprendem fazendo e vivenciando as situações na prática. Estudos demonstram que a metodologia ativa, incluindo as simulações, promove uma maior retenção de conhecimento em comparação com métodos tradicionais de ensino (McGaghie et al., 2011).
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia: A interação com atores que interpretam pacientes com diferentes perfis e necessidades permite que os profissionais desenvolvam habilidades de comunicação interpessoal, escuta ativa e empatia, essenciais para construir relacionamentos de confiança com os pacientes.
- Melhora da tomada de decisão: Ao enfrentar situações clínicas desafiadoras em um ambiente simulado, os profissionais podem aprimorar sua capacidade de analisar informações, identificar problemas e tomar decisões rápidas e assertivas.
- Redução de erros médicos: As simulações permitem que os profissionais cometam erros em um ambiente seguro e aprendam com eles, reduzindo o risco de cometer os mesmos erros em situações reais.
- Aumento da confiança e autoeficácia: A experiência de sucesso em simulações realistas aumenta a confiança e a autoeficácia dos profissionais, preparando-os para enfrentar os desafios da prática clínica com mais segurança e autonomia.
A plataforma Paciente360: Simulações imersivas customizadas para a indústria farmacêutica
A Immerso, por meio da tecnologia Paciente 360, uma plataforma inovadora que utiliza simulações com atores reais para transformar o treinamento médico na indústria farmacêutica.O Paciente360 oferece a possibilidade de customização de casos clínicos interativos, abrangendo diversas especialidades médicas, níveis de complexidade e áreas terapêuticas. A plataforma permite que os profissionais de saúde vivenciem situações clínicas imersivas e realistas, com feedback personalizado de atores experientes e instrutores especializados.Além disso, o Paciente360 permite que as empresas farmacêuticas personalizem as simulações de acordo com suas necessidades específicas, criando cenários que abordam os desafios do dia a dia da prática clínica e o uso de seus produtos, promovendo o aprendizado prático e a retenção de conhecimento de forma eficaz e engajadora.
Referências Bibliográficas:
- Bearman, M., Nestel, D., & Manning, M. (2018). The effectiveness of simulated patients in medical education: A systematic review. Journal of Graduate Medical Education, 10(3), 266-276.
- Kneebone, R. (2019). Simulation in surgical training. British Medical Journal, 364, l1228.
- McGaghie, W. C., Issenberg, S. B., Cohen, E. R., & Barsuk, J. H. (2011). Does simulation-based medical education with deliberate practice yield better results than traditional clinical education? A meta-analytic comparative review of the evidence. Academic Medicine, 86(6), 706-711.